Compreenda desde o diagnóstico, passando pela prática clínica, até o manejo de crises e prevenção do suicídio.
Com análise de caso clínico
12x R$ 35,00
OU
R$ 300,00 à vista (por tempo limitado)
MATERIAL EXCLUSIVO PARA PROFISSIONAIS E ESTUDANTES DA ÁREA DE SAÚDE
O transtorno de personalidade borderline (TPB) é caracterizado por um conjunto de sintomas psicológicos graves e persistentes e alvo de muitos comentários carregados de desinformação e preconceito.
É nosso dever, enquanto profissionais de saúde, lutar contra o estigma que recai sobre quem possui o transtorno.
É comum que as pessoas associem a pessoa com TPB somente a aspectos negativos, devido à gravidade e persistência dos sintomas. Mas se tratam de sujeitos, com suas particularidades, qualidades, criatividade.
A clínica do TPB é uma clínica de potencialidades: meio ao mix de emoções, muitas pessoas podem desenvolver coisas incríveis.
Quem já fez, recomenda: um curso humanizado, com consistência teórica, conteúdo técnico, boa didática e riqueza de materiais de apoio
Custo benefício: trata-se de um material bastante completo por um valor acessível, em prol da democratização do conhecimento
Estudo de caso clínico: o curso conta com a análise de um caso real, de modo a articular a teoria estudada com a prática clínica
Pagamento 100% seguro: ao fazer a compra, você tem a garantia de que os seus dados estarão 100% protegidos
Acesso imediato: imediatamente após a compra, você já terá acesso a todo o material e gravação. São 6 meses de acesso no total
Além da gravação, você recebe uma ampla gama de materiais, com slides interativos e textos de diferentes abordagens
.. .MÓDULO I: INTRODUÇÃO....
▨ Diagnóstico
▨ Epidemiologia e comorbidades
▨ História de vida e sintomas
▨ Apresentação do caso clínico
.........MÓDULO II: A CLÍNICA.........
▨ O olhar psicanalítico
▨ Vínculo e ambivalência
▨ Laços e rede de apoio
▨ Estudo de caso
MÓDULO III: INTERVENÇÃO EM CRISE
▨ Topografia da crise
▨ Ética e Sigilo
▨ Técnicas de manejo
▨ Relato de experiência
...........MÓDULO IV: PREVENÇÃO...........
▨ Suicídio e Saúde pública
▨ Avaliação do risco de suicídio
▨ Traumas, dores e ato suicida
▨ Estudo de caso e fechamento
Sobre o Espaço Amarelo
O Espaço Amarelo se dedica à capacitação de profissionais de saúde, educação e afins em relação à Prevenção e Posvenção do Suicídio. O propósito é o de possibilitar que pessoas em profundo sofrimento possam ter um tratamento adequado, por meio do exercício de uma Psicologia mais humanizada e tecnicamente preparada para atender casos graves.
O curso de Capacitação Prática em Prevenção do Suicídio busca abordar de maneira bastante completa aspectos gerais da suicidologia, protocolos de avaliação, manejo clínico e técnicas de intervenção em crise. Trata-se de um curso concebido e ministrado pela psicóloga Raysa Lima (CRP 03/23646), idealizadora do Espaço Amarelo e do GES, Membro Fundadora e Conselheira Técnica da Associação Baiana de Prevenção e Posvenção do Suicídio (ABAPS) e da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio (ABEPS). Raysa também é membro da International Association for Suicide Prevention (IASP-ECG), contando com vasta experiência na área e paixão pelo exercício de sua profissão.
Pare e se pergunte: você se sente, hoje, preparado(a) para atender um paciente com diagnóstico de Transtorno de Personalidade Borderline?
Altos índices de comportamentos autolesivos e tentativas de suicídio são encontrados entre indivíduos com Borderline, que consumam mais suicídios quando comparados à população geral.
O transtorno de personalidade borderline tem uma série de especificidades, inclusive em seu diagnóstico. Os sintomas podem ser facilmente confundidos com os do transtorno de personalidade bipolar, apesar de se tratarem de manifestações distintas. Isso reitera a importância de se reconhecer as especificidades mencionadas, de modo que o tratamento se dê de maneira adequada e a partir da qual o sujeito possa alcançar suas potencialidades.
Critérios diagnósticos
1.
Esforços desesperados para evitar abandono (real ou imaginado).
2.
Um padrão de relacionamentos interpessoais instáveis e intensos caracterizado pela alternância entre extremos de idealização e desvalorização.
3.
Perturbação da identidade: instabilidade acentuada e persistente da autoimagem ou da percepção de si mesmo.
4.
Impulsividade em pelo menos duas áreas potencialmente autodestrutivas (p. ex., gastos, sexo, abuso de substância, direção irresponsável, compulsão alimentar).
5.
Recorrência de comportamento, gestos ou ameaças suicidas ou de comportamento automutilante.
6.
Instabilidade afetiva devid0 a uma acentuada reatividade de humor (p. ex., disforia episódica, irritabilidade ou ansiedade intensa com duração geralmente de poucas horas e apenas raramente de mais de alguns dias).
7.
Sentimentos crônicos de vazio.
8.
Raiva intensa e inapropriada ou dificuldade em controlá-la (p. ex., mostras frequentes de irritação, raiva constante, brigas físicas recorrentes).
9.
Ideação paranóide transitória associada a estresse ou sintomas dissociativos intensos.
Entretanto, é importante lembrar: além de complexo, o diagnóstico é apenas um instrumento para nós, profissionais de saúde.
Para além do diagnóstico, existe um sujeito. Conhecer, compreender e discutir os critérios diagnósticos de maneira humanizada possibilita ao profissional de psicologia enxergar a pessoa, e não o transtorno - aspecto fundamental para a condução do caso de maneira ética, responsável e que dê resultados significativos para o paciente.
"Que espécie de insetos lhe dão mais prazer, lá do lugar de onde você veio?" indagou o Mosquito.
"Os insetos lá não me dão prazer, na verdade", explicou Alice, "porque tenho medo deles, pelo menos dos maiores. Mas posso lhe dar o nome de alguns."
'Naturalmente eles atendem pelo nome", observou distraidamente o Mosquito.
"Nunca ouvi dizer que fizessem isso."
"E de que serve, então, eles terem nomes, se não atendem por esses nomes?" estranhou o Mosquito.
"Para eles, não serve de nada", Alice explicou. "Mas é útil para as pessoas que dão os nomes, eu acho. Se não, por que dar nome às coisas?"
LEWIS CARROLL ◉ ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS
Depoimentos
Valney Santos
PSICÓLOGO, PROFESSOR DE HISTÓRIA E ARTETERAPIA
Participar do segundo curso com a Raysa foi uma continuidade importante. Um novo tema, mas a sua segurança, o cuidado com o material, textos e referências, a deli-cadeza no diálogo, a clareza de transmitir os conhecimentos, a gentileza no trato com a gente, o aprendizado é garantido quando alguém tão humana e competente como ela está propondo e realizando seu fazer com qualidade e amor! Gratidão! Que venham os próximos cursos e aprendi-zados!
Marisa Protásio
PSICÓLOGA, PROFESSORA UNIVERSITÁRIA E SUPERVISORA CLÍNICA
Ray, parabéns pelo aprofundamento e ampliação que você traz em relação a cada tema que se dispõe a estudar e com-partilhar. Sua grande sensibilidade em ver para além do diagnóstico é um diferencial importante para o prognóstico, inclusive aqueles mais difíceis. Muita clare-
za e lucidez na sua caminhada.
Bianca Souza
ESTUDANTE DE MEDICINA
"Eu estou fazendo uma iniciação científica com o tema "Transtorno de Personalidade Borderline em Crianças e Adolescentes" e recebi a indicação do curso da Ray através do meu orientador. O curso foi extre- mamente enriquecedor para mim, tive acesso a diversas literaturas as quais eu não tinha conhecimento anteriormente e pude entrar em contato com a abordagem da psicologia em relação ao assunto. Agora me sinto mais preparada para redigir a minha iniciação científica!"
Gostaríamos de ter você na nossa rede de profissionais parceiros do Espaço Amarelo.
© Espaço Amarelo. Todos os Direitos Reservados.